A importância de passar tempo de qualidade com os filhos

A vida anda cada vez mais corrida para todas as pessoas, em todo o mundo, e parece que o avanço tecnológico e da internet fazem essa velocidade aumentar mais ainda.

Os dias passam “voando” e quando você vê, o ano já foi embora e parece que não se viveu nada, ainda mais para quem é pai ou mãe.

A correria do dia a dia, com tantos afazeres e as distrações tecnológicas, parece que tem afastado, cada dia mais, os pais e os filhos.

Se antigamente era comum toda a família comer junta à mesa, falando sobre o dia, ou mesmo encontrar tempo para diversão com os filhos, hoje parece que isso é uma missão impossível.

O pior é que a maioria dos pais não está muito atenta sobre a importância de passar um tempo com os filhos e está perdendo todo o crescimento deles (de bebê até o início da vida adulta deles).

Você já parou para pensar nisso? Você é o tipo de pai ou mãe que dispõe de um tempo de qualidade com os filhos?

A qualidade, aliás, é um aspecto importantíssimo neste tema, pois não adianta só passar tempo com seu filho se você não tira os olhos do celular ou do notebook, enquanto a criança fica “grudada” na TV ou no videogame.

Apesar da importância da tecnologia não ser, em nenhum momento, questionada, ela pode estar interferindo diretamente na qualidade das relações familiares.

Assim, este artigo foi feito com o objetivo de demonstrar a importância dos pais passarem um tempo de qualidade com os filhos, de modo a permitir criar e/ou fortalecer essa relação.

A partir de agora, você verá também algumas dicas de como é possível fazer valer todos os minutos que passar com o seu filho, deixando de lado a influência tecnológica de TVs e celulares para dar lugar a leitura e jogos.

Ao final deste texto, você perceberá como é crucial esse tipo de atividade para estimular o maior contato e aproximar (além de aprofundar) a relação entre pais e filhos.

Acompanhe!

Tempo de qualidade com os filhos: Importância e dicas de como passar

Quantidade x Qualidade de tempo

Diversos especialistas já deixaram bem claro a importância de se passar um tempo com os filhos, não importa a fase da vida em que eles estão (primeira infância, pré-adolescência ou adolescência).

Entretanto, há sempre um questionamento que é feito entre a quantidade e a qualidade de tempo que se passa com os filhos.

Muitos pais se culpam pelo pouco tempo que têm, durante o dia, para dispor aos filhos, normalmente durante a noite após chegar do experiente do trabalho.

Outros, porém, até possuem uma maior disponibilidade de tempo para estar com os filhos e acham que isso é mais do que suficiente.

Todavia, é importante especificar que não é a quantidade de tempo que você passa com seu filho que importa, mas sim a qualidade desse período que realmente terá um efeito positivo sobre a relação com ele.

A maioria dos pais que se preocupa apenas com a quantidade de tempo que passa com os filhos, acaba por serem mais permissivos e estarem menos “presentes” de verdade naquele momento.

A pretensão desses pais é compensar os filhos pela ausência na vida deles, mas não há uma total exclusividade para viver a relação naquele momento, o que irá influenciar negativamente no crescimento dessas crianças e adolescentes.

Então, quando a preocupação é a quantidade de tempo, até mesmo para “limpar a própria consciência”, os pais tentam resolver a situação permitindo que os filhos façam tudo e enchendo-os de presentes, principalmente os eletrônicos.

Aliás, os eletrônicos, como visto, têm tido um papel fundamental dentro da relação pais – filhos, em que cada lado fica extremamente entretido com seus dispositivos (notebook, celulares, televisão) e não há um entrosamento efetivo.

Isso mostra, portanto, que a quantidade de tempo que você passa com seu filho só é bem-vinda se ela realmente tiver qualidade, pois do contrário, não terá nenhum efeito sobre a relação entre ambos e na formação dele.

A qualidade de tempo, por outro lado, é muito importante e faz toda a diferença no desenvolvimento, principalmente, das crianças, que precisam da convivência efetiva com os pais.

Não importa se você possui apenas uma ou duas horas, durante a correria do dia a dia, para estar realmente com seu filho em casa, o importante é que você proporcione a possibilidade de que aquele tempo valha a pena.

E há muito mais nisso: esse tempo de qualidade, apesar de ser vivido em lazer, na maioria das vezes, não fica necessariamente restrito a isso.

Você pode passar um tempo de qualidade com os filhos durante a colaboração nas tarefas domésticas, durante a refeição à mesa (um hábito necessário de ser resgatado) e também em conversas sobre o dia deles na escola, por exemplo.

Essa visão diferenciada irá proporcionar a você uma maior possibilidade de viver um tempo de qualidade com seu filho, já que não existe uma restrição de como esse tempo pode ser vivido.

O importante é que você fortaleça com ele a sua relação, mostrando realmente que se importa e ajudando-o no seu desenvolvimento, desde a infância até a fase em que ele for realmente “autônomo”, entrando na vida adulta.

Mas você deve estar se perguntando: foram citadas algumas formas de passar um tempo de qualidade com os filhos, mas como realmente pôr isso em prática?

A partir de agora, você verá uma lista de dicas que o ajudará a entender melhor a como é possível passar um tempo de qualidade com os filhos.

Continue acompanhando este texto até o final e saiba como colocar essa qualidade para melhorar a relação com eles em prática.

5 dicas para passar tempo de qualidade com os filhos

Como passar um tempo de qualidade com os filhos? Essa é a pergunta que deixa muitos pais em dúvida.

Ficar conectado na tela de um celular, enquanto seu filho faz o mesmo, em um mesmo ambiente, seja a sala de estar ou um restaurante, não é uma forma de ter um tempo realmente qualitativo para promover a relação pais – filhos.

Sendo assim, resolvi criar uma pequena lista com algumas dicas importantes de como você pode passar um tempo de qualidade com seus filhos, desde os mais novos até aqueles que estão mais crescidos.

Acompanhe para saber mais!

1- A refeição é um momento importante para estreitar os laços

Já há muitos anos, aquela tradição de se fazer as refeições em família, juntos à mesa, não existe mais e isso ocorre por vários fatores, entre eles as questões de tempo, por conta de trabalho e estudos de ambas as partes.

O jantar, que é um momento em que todos estão em casa, ainda parece ser a refeição que permite um maior contato entre os familiares, mas mesmo assim todos preferem ir, cada um para o seu lado, conectado nos eletrônicos.

Seja a televisão, o notebook ou o celular, todo mundo parece estar mais preocupado com a tecnologia do que com a interação entre as pessoas com quem convive.

Assim, uma ótima oportunidade de ter um tempo de qualidade com os filhos é tirar proveito desse momento de refeição, que pode ser também o café da manhã.

O importante é que você tenha um momento para compartilhar conversas e saber um pouco mais sobre a vida do seu filho (ou filhos), ainda mais quando ele já frequenta a vida escolar.

Essa preocupação cria um bom sentimento dos filhos com os pais, ao perceberem que eles realmente estão procurando se integrar com o que acontece em suas vidas.

2- As tarefas domésticas também são excelentes oportunidades

Seus filhos podem até não gostar inicialmente, mas ao perceberem que as tarefas domésticas são uma oportunidade de estarem em maior contato com os pais, logo eles irão começar a ansiar por esses momentos.

Além disso, você ainda ensina muitas coisas as crianças, tornando-as mais independentes desde pequenas, algo que muito pais esquecem de fazer.

Ensinar a como lavar a louça, arrumar o próprio quarto e limpar o banheiro são algumas tarefas para fazer conjuntamente com seus filhos.

Uma dica importante é que você tente tornar tudo uma forma de brincadeira, pois irá fazer com que seu filho tenda a querer, inclusive, colaborar mais e fazer parte daquela rotina.

3- Ter um dia de família é essencial

Uma vez por semana, normalmente isso é mais oportuno nos fins de semana (de sexta a domingo), separe um dia para realizar um dia de família.

Neste dia, você irá preparar alguma atividade especial para ser realizada em família, todos juntos e bem conectados, sem que ninguém esteja disperso.

Pode ser uma ida ao zoológico, a algum parque da cidade fazer um piquenique, ao cinema ou mesmo uma sessão de filmes em casa.

O importante é separar um dia com tempo de qualidade de sobra com seus filhos, de modo que você possa aprofundar os laços entre vocês e fazer com que eles sintam-se importantes e bem amados.

4- A leitura é uma excelente forma de passar tempo com os filhos

Uma das melhores dicas para passar tempo de qualidade com os filhos, principalmente aqueles que são menores, é fazer uma hora de leitura.

A leitura é bastante importante no desenvolvimento infantil, estando relacionada a questões cognitivas, sensitivas e de raciocínio lógico.

Além disso, a leitura é uma ótima forma de estreitar os laços entre os pais e os pequenos, desenvolvendo uma relação de proximidade, e isso desde que eles são ainda bebês.

Os pais, inclusive, são parte importante no aprendizado dos filhos e a leitura vai permitindo que a criança desenvolva mais rapidamente diversas habilidades.

O melhor de tudo é que os livros são sempre opções extensas, ou seja, há sempre infinitos livros que você pode utilizar para a leitura para seus filhos, em qualquer idade.

Desde aqueles mais simples até os sonoros, em que há a inclusão de sons para auxiliar a narrativa do livro.

Assim, você sempre pode aproveitar um tempo de qualidade com seu filho, principalmente pela noite antes de dormir, ao ler para ele.

5- Os jogos estimulam a interação e a proximidade

As brincadeiras são sempre excelentes formas de passar um tempo com seus filhos, com muita qualidade, e assim como no caso da leitura, existem diversas opções infinitas de atividades lúdicas que podem ser realizadas.

Uma das melhores (e também que serve mais como uma forma educativa) é a questão dos jogos, sejam eles de cartas, de mesa ou de tabuleiros.

Por meio dos jogos, você pode brincar e ensinar ao seu filho sobre quase tudo, biologia, matemática, geografia, história e muito mais.

Assim, esses jogos podem, inclusive, fazer parte do dia de família semanal, mas podem também ser jogados em outras situações, ainda mais com os pequenos que estão em fases diferentes de aprendizado.

Lembre-se sempre que os jogos (e todas as brincadeiras em geral) devem ser ao nível das crianças e nunca aos seus níveis, pois eles estão aprendendo.

Dessa forma, você precisa “descer” até o nível delas sempre que for colocar algum tipo de brincadeira em prática para passar um tempo de qualidade com os filhos.

Conclusão

Como você viu, passar um tempo de qualidade com os filhos é muito, mas muito mais importante do que a quantidade de tempo.

Passar muitas horas com eles não significa, necessariamente, que você está realmente aproveitando o tempo para estreitar os laços, promover uma aproximação e manter uma boa relação com seus filhos.

Desse modo, esse texto teve o objetivo principal de mostrar como a qualidade do tempo que você dispõe para passar com os seus filhos é crucial para o desenvolvimento deles, tanto intelectual quanto emocional.

Além disso, você viu várias dicas de como passar um tempo realmente de qualidade com os pequenos, como brincando com jogos, fazendo a leitura de alguns livros ou mesmo durante uma refeição à mesa.

Gostou do artigo de hoje sobre a importância de passa tempo de qualidade com os filhos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: