Como incentivar a leitura em cada fase da infância?

Ler é algo extremamente importante na vida das pessoas, visto que é por meio da leitura, principalmente, que o aprendizado é realizado e efetivado com sucesso.

Nos primeiros anos de vida, o hábito da leitura torna-se mais essencial ainda, pois é a base para que no futuro um indivíduo possa desenvolver corretamente a linguagem, a comunicação e outras várias habilidades cognitivas.

A criatividade e a imaginação, por exemplo, são desenvolvidas através da leitura, em especial na infância, quando uma pessoa está em sua principal fase de formação.

Nos primeiros meses e nos anos iniciais, enquanto os bebês ou as crianças ainda não são capazes de ler, o hábito de fazer leituras para elas é crucial para começar a coloca-las dentro do mundo da comunicação e da linguagem.

Como nos dias de hoje a tecnologia tomou de conta da vida da maioria das pessoas, inclusive de crianças pequenas que são estimuladas a ficar vendo vídeos e brincando em aparelhos eletrônicos, a leitura está sendo deixada de lado.

É preciso reverter isso, voltando a inserir livros com conteúdo infantil desde os primeiros anos, com o intuito de estimular as já faladas habilidades, além também de ir criando a criticidade e a visão delas sobre o mundo.

Mas como incentivar a leitura das crianças?

Em primeiro lugar, não basta apenas querer fazer o incentivo ao hábito de ler de qualquer forma, pois as crianças encontram-se em fases diferentes da vida dentro da própria infância.

Se até os 3 anos as ilustrações são os elementos que mais chamam a atenção dos pequenos e os pais podem ajudá-los pela introdução deles nas narrativas, após os 7 anos eles já conseguem escrever e ler com muito mais facilidade.

Dessa maneira, não adianta colocar um texto maior para uma criança de dois anos ler, já que ela ainda não aprendeu sequer as letras e ainda não é alfabetizada.

Por outro lado, também não dá para incentivar a leitura de uma criança de 8 anos com livros de ilustrações apenas, pois eles estão mais avançados nessa etapa.

Assim, neste artigo, você irá aprender a como incentivar a leitura em casa fase da infância da melhor maneira possível, de modo que a criança possa realmente ir desenvolvendo esse hábito e tornando eficaz seu aprendizado.

Quer saber tudo? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

Incentivar a leitura: como fazer isso em casa fase da infância?

As fases da infância

As fases da infância ou do desenvolvimento infantil, para a psicologia, foram definidas por Jean Piaget, um dos maiores estudiosos da área.

Ele dividiu esse desenvolvimento em alguns estágios, que são:

  • Sensório- motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório ou Simbólico (2 a 7 anos)
  • Operações concretas (7 a 12 anos)
  • Operações formais (12 a 16 anos)

Entretanto, levando-se em consideração as questões da fase da infância para o incentivo da leitura, irei tratar das duas principais: a primeira infância e a segunda infância.

A primeira infância é aquela que vai do nascimento até a criança completar 6 anos, e a segunda infância indo dos 7 aos 10 anos.

Apesar de haver questionamentos quanto a esses limites de idades, o importante é compreender como é possível incentivar a leitura dentro de cada faixa etária da infância de uma criança.

Como dito anteriormente no texto, o incentivo para uma criança de até 2 anos é totalmente diferente do que será utilizado para aquela de 7 anos, por exemplo.

Dito isso, veja agora quais são as os benefícios e as formas de incentivar a leitura dentro de cada fase da infância.

Quais os benefícios da leitura na infância?

A leitura na infância, como já foi mencionado aqui no artigo, traz diversos benefícios, principalmente nos primeiros anos de vida (chamados também de primeira infância).

Entre esses principais benefícios estão:

  • Desenvolvimento de habilidades como a atenção, a concentração, o foco, o raciocínio e a memória
  • Desenvolvimento da linguagem oral e do vocabulário
  • Auxilia a lidar com problemas como hiperatividade, agressividade, mau comportamento
  • Auxilia no desenvolvimento de sensações (sentimentos) e emoções da criança
  • No caso das crianças muito pequenas, que ainda não leem sozinhas, a leitura feita para elas por pais ou responsáveis auxilia a criar e/ou fortalecer um vínculo entre ambas as partes

Visto os benefícios, veja agora como incentivar a leitura de maneira efetiva na infância.

Incentivando a leitura dos 0 aos 3 anos

Nos primeiros 3 anos de vida, os pais são muito mais responsáveis pela leitura para seus filhos, visto que eles ainda não compreendem bem e não estão alfabetizados.

Esse, portanto, é um momento de tornar mais forte a criação de um vínculo entre pais e filhos, tendo os adultos um papel crucial nessa etapa da educação dos bebês e das crianças muito pequenas.

O estímulo da leitura é crucial nessa fase por conta do cérebro desses pequenos estar bastante ativo, recebendo todas as informações repassadas e absorvendo-as, de modo que o conhecimento começa a ser moldado.

Até os 6 meses, os pais deve usar livros com imagens e falar os nomes do que o bebê estiver olhando, pois isso irá, com o tempo, servir para que ele associe ou interiorize a imagem à palavra.

O bebê deve ficar observando as imagens no livro tempo suficiente de acordo com o próprio interesse, e o adulto deve virar a página sempre que ele demonstrar vontade.

Dos 6 meses até completar 1 ano, a leitura dos pais (ou responsáveis) com os filhos já é mais interativa, e as indicações das figuras e dos respectivos nomes devem evoluir.

Nesse momento, é possível também fazer a nomeação de toda figura que o bebê demonstrar vivo interesse, bem como deve-se auxiliar o bebê a segurar o livro e a virar as páginas sozinho, quando ele desejar.

As histórias contadas nos livros já podem ser interpretadas para os pequenos, por meio de sons dos personagens, gestos que eles fazem e também expressões faciais para o melhor entendimento da criança.

Associar sons às imagens, como latidos do cachorro ou miados do gato, também é uma forma de ir incentivando o aprendizado.

Nessa fase, para incentivar a leitura é preciso permitir que o bebê decida se deseja repetir o que você leu, se ele quer continuar ou se deseja encerrar o momento de ler.

De 1 até os 2 anos, a própria criança já é capaz de decidir qual livro ela deseja que os pais leiam para elas, estando mais ativas para apontar figuras que lhes interessam, bem como para copiar as expressões e gestos que os adultos fazem.

Nesse momento, não é mais aconselhável apenas indicar palavras únicas para as figuras, mas indicar também ações, sentimentos e fazer perguntas sobre o que está ocorrendo na história.

Esse tipo de interação permite que a criança possa ir desenvolvendo vocabulário e entendendo melhor as histórias ao serem imersas nas narrativas.

A última etapa desta primeira fase do incentivo da leitura às crianças é entre os 2 e os 3 anos, quando os pais ainda estão participando desse processo, mas elas começam a tomar mais autonomia.

Nesta faixa de idade, além das crianças terem uma preferência pelas histórias que já conhecem e optam por ouvi-las muitas vezes, elas também já estão participando mais ativamente, com a repetição de palavras e até de frases.

Não só é importante continuar incentivando a criança a responder perguntas sobre a histórias, mas também, principalmente, sempre dar ênfase para comentários e perguntas que elas venham a fazer sobre o livro e a narrativa.

Além de continuar falando sobre as ações e os sentimentos dos personagens na história, é preciso fazer um paralelo entre o que ocorre no livro e na vida da criança, e observar se ela é capaz de entender as semelhanças.

Por último, no momento de incentivar a leitura, você deve permitir que ela tente contar algumas partes da história, que já leu várias anteriormente, desenvolvendo a memória e o aprendizado.

Incentivando a leitura dos 4 aos 6 anos

Dos 4 aos 6 anos, as crianças ainda não são autônomas o suficiente para lerem sozinhas, mas elas já costumam escolher os livros que desejam para a leitura.

Deste modo, uma excelente forma de incentivo à leitura dos pequenos é leva-los às bibliotecas, às livrarias ou mesmo ter um local em casa específico para livros infantis.

Isso irá fazer com que haja um maior estímulo deles pelos livros e pela leitura em geral, feita pelos pais, que vai tornando-se realmente um hábito.

Nesta fase, é importante também estimular a conversa sobre os livros lidos com os filhos, além de sempre responder as perguntas feitas por eles e não fugir de palavras diferentes que surjam durante a leitura.

Sempre que tiver um termo ou palavra fora do conhecimento da criança, é importante explicar a ela o significado, visto que isso irá ajudar a aumentar o vocabulário dela aos poucos.

Incentivando a leitura dos 6 aos 8 anos

Essa pode ser descrita como a fase em que as crianças começam a ler sozinhas, ou seja, estão tornando-se leitoras autônomas iniciantes.

Talvez esse seja um dos momentos mais cruciais para incentivar a leitura, pois pode ser que elas acabem perdendo o gosto pelos livros a partir da hora em que os pais já não leem mais para elas e o estímulo para lerem sozinhas não é realizado.

Continuar visitando locais em que haja muitos livros para a escolha das crianças, como as bibliotecas e as livrarias, é importante para manter o incentivo.

Além disso, os pais podem continuar fazendo parte em uma espécie de mediação para que os filhos pequenos continuem estimulados à leitura, já que a participação deles é crucial nessa fase de alfabetização.

Uma boa estratégia é alternar entre um contar para o outro a história do livro que está lendo, fazendo com que a criança fique empolgada e sinta-se encorajada a ter um motivo para continuar lendo.

Comprar revistas ou livros sobre os temas preferidos dos pequenos, sejam super-heróis ou histórias de aventuras, é também uma excelente fórmula para manter o interesse deles pela leitura nesse momento da vida.

Incentivando a leitura dos 9 aos 10 anos

Dos 9 aos 10 anos, que pode ser considerada como a última faixa etária real da infância, pois após essa idade entra-se na pré-adolescência, tanto a leitura, quanto a linguagem e a comunicação das crianças já são bem desenvolvidas.

Há um grande risco, a partir dessa idade, dessas crianças começarem a enveredar para o lado da tecnologia, tão presente atualmente na vida das pessoas em todo o mundo.

Assim, elas começam a desenvolver o hábito de estar sempre em busca de jogos eletrônicos como videogames, o próprio computador ou estarem muito viciadas em seus smartphones ou tablets.

Dessa forma, é preciso que os pais ainda estejam próximos no processo de mediação, continuando a incentivar a leitura por esses pequenos jovens que entrarão, dentro de poucos anos, na adolescência.

Busque pelos livros que estão mais em alta no momento para a faixa etária do seu filho, bem pelos personagens ou tipos de histórias que ele mais gosta.

Uma outra ideia é buscar por livros que promovam assuntos interessantes que devem começar a ser inseridos na vida das crianças que estão nessa faixa etária (e que eles podem vivenciar), como bullying, separação e temas sociais.

Conclusão

Como você viu, a leitura é muito importante dentro do desenvolvimento de um indivíduo como um todo e é necessário que haja o incentivo desse hábito desde cedo, ainda na infância, de modo que ele auxilie na formação das crianças.

A cada etapa da infância, é preciso um tipo diferente de estímulo que proporcione as crianças continuarem mantendo o interesse na leitura, e isso irá depender da faixa etária em que o pequeno está no momento.

Neste texto, você pôde ver dicas de como incentivar a leitura em cada uma das fases da infância, respeitando a idade, o conhecimento e o tempo de cada pequeno indivíduo.

Gostou do artigo de hoje sobre como incentivar a leitura em cada fase da infância?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: