Como funcionam os livros sonoros na educação infantil?

Durante o desenvolvimento infantil, há muitos fatores que podem auxiliar esse processo, tornando-o mais efetivo e com resultados até mais rápidos (e melhores)

Um deles é o som, que ainda costuma ser muito negligenciado por uma parte dos pais, principalmente os de primeira viagem, que não entendem a importância dele na educação infantil.

Os bebês e as crianças precisam de um ambiente que ofereça uma completa e diversificada sonoridade, e é papel dos pais (e também dos educadores) instigarem e proporcionarem essas alternativas sonoras na infância.

Dentre os objetos que emitem sons, é comum encontrar os brinquedos, ainda mais quando eles estão nas primeiras fases de vida, como os chocalhos e instrumentos musicais infantis, como teclados e pandeiros.

Entretanto, com certeza os livros sonoros são partes importantes do desenvolvimento infantil através do som e devem ser utilizados pelos pais e pelos educadores para tal finalidade.

Os livros sonoros permitem um amplo desenvolvimento cognitivo na vida das crianças, visto que estimulam o reconhecimento de sons e a audição da fala por meio das narrações, sendo essencial para o reconhecimento de palavras.

Neste artigo, portanto, o objetivo principal é mostrar como os livros sonoros funcionam na educação infantil, tanto aqueles que podem ser narrados pelos pais (e possuem auxílios sonoros) até os totalmente automáticos na sonoridade.

Porém até chegarmos a esse ponto, você irá ver outras informações importantes para entender porque os livros sonoros são essenciais na educação infantil.

A essencialidade do som e da leitura no desenvolvimento infantil, por exemplo, serão mostrados dentro deste texto completo que pretende mostrar o porquê de você comprar livros com sons para o seu filho na infância.

Quer saber de tudo que vai ser ensinado aqui no artigo? Então não deixe de acompanha-lo até o final!

Livros sonoros: como eles funcionam na educação infantil?

A importância dos sons no desenvolvimento infantil

Os sons, em especial a música ou a musicalidade, são muito importantes na vida das pessoas, e isso vêm lá desde o nascimento (ou melhor, até mesmo antes de o bebê nascer, ainda na barriga da mãe).

Nos primeiros anos de vida, mais precisamente até o terceiro, os sons são muito importantes no desenvolvimento infantil, ajudando-os a descobrir também os sons vocais e os outros do próprio corpo.

Não é à toa que, entre os tipos de brinquedos mais recomendados para crianças nessa faixa etária, estão aqueles que emitem sons, como chocalhos, instrumentos musicais infantis e outros brinquedos sonoros.

Eles vão desenvolvendo, pela intuição e de forma bastante afetiva, uma produção musical que ativam da exploração sonora, tanto de objetos quanto ambiental.

Fatores, características ou qualidades, como a altura de um som, a duração dele, a intensidade e mesmo os timbres sonoros vão entrando no modo de explorar os sons feito pelas crianças.

Todo esse desenvolvimento, entretanto, só ocorrerá a partir do momento em que os pais oferecerem um ambiente que tenha uma grande diversidade sonora na infância.

Os sons, incluindo as músicas, obviamente, proporcionam uma maior facilidade para que os bebês e as crianças tenham um bom desenvolvimento cognitivo e, igualmente, desenvolvam a sensibilidade.

As músicas, que costumam ser muito utilizadas em escolas nas fases iniciais da infância, auxiliam muito no aprendizado geral, como na concentração, no foco e no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Isso tudo mostra como os sons, em geral, são muito importantes para que os pais ajudem seus filhos a desenvolver diversas capacidades e habilidades.

E os livros sonoros estão diretamente envolvidos nesse aprendizado e nessa educação infantil, como você verá mais à frente.

Por falar em livro, qual a importância da leitura para as crianças? Você saberia dizer?

Importância da leitura para as crianças

Anteriormente aqui no texto, você viu toda a importância dos sons no desenvolvimento e na educação infantil.

Como o tema deste artigo são os livros sonoros, é importante falar também sobre a importância da leitura nessa fase da vida, principalmente nos anos iniciais.

Quando as crianças ainda não sabem ler, os livros podem auxiliar bastante com figuras e desenhos coloridos, bem como pelo auxílio dos pais produzindo o desenvolvimento da associação de palavras com imagens, por exemplo.

Dentro do longo processo que envolve o desenvolvimento da linguagem, desde os primeiros sons até a formulação de frases completas e estruturadas, a leitura tem um destaque muito grande e é essencial para o resultado final.

Obviamente que, como foi dito, as histórias e as figuras são importantes dentro de um livro infantil, para desenvolver aspectos como a ludicidade.

Entretanto, a capacidade de raciocínio, de concentração e o desenvolvimento cognitivo são todos influenciados e estimulados por meio da leitura.

Enquanto elas não são capazes de executarem as leituras sozinhas, essa função cabe aos pais, que vão ajudando na formação das capacidades, além das cognitivas, emocionais, sensitivas e afetivas também, por meio da narrativa.

O mais importante da leitura no desenvolvimento infantil, com toda a certeza, é a questão do vocabulário, que vai sendo desenvolvido e influencia na comunicação das crianças com as outras pessoas (e será crucial no futuro).

É por meio também da leitura que ela irá desenvolver a escrita ao longo do tempo, pouco a pouco, durante a educação escolar.

Para as crianças que tiveram o estímulo da leitura, desde bebês pelos pais até tornarem-se “autônomas”, o aprendizado da escrita é bem mais rápido e fácil, em comparação com aquelas que não tiveram esse estímulo.

São muitas as opções de livros para as crianças, desde aquelas que estimulam o lado visual e do tato (com figuras coloridas e em alto relevo), até a literatura infantil com historinhas para os pais lerem para elas.

O mercado foi se adaptando a essa enorme demanda do desenvolvimento e da educação infantil, trazendo mais e mais opções de literatura para as crianças.

Hoje você pode encontrar livros apenas contendo desenhos, imagens, figuras e ilustrações que desenvolvem o visual.

Entretanto, é possível também adquirir livros que possuem imagens e figuras em alto relevo (3D) que são aqueles para desenvolvimento do tato e da questão espacial (profundidade, entre outros).

Os livros que são interativos também são opções excelentes para crianças em idade mais avançada, já que as permitem adentrar e participar diretamente da história que ali está sendo contada.

Mas a última opção, dentre as principais, que é inclusive o ponto central deste artigo, parece ser o que vem oferecendo melhores resultados pela sua combinação: os livros sonoros.

Esses livros apresentam a narrativa juntamente com vários sons ao decorrer da história, combinando os dois fatores na educação infantil que são importantíssimos: os sons e a leitura.

Então, já deu para perceber como os livros sonoros funcionam na educação infantil?

Se não, continue acompanhando o texto que agora vem uma explicação mais voltada para esse tópico.

Os livros sonoros na educação infantil: como funcionam?

Os livros sonoros estão cada vez mais populares no mercado infantil, com muitas opções a serem escolhidas pelos pais para os seus filhos aprenderem.

Esse tipo de livro é aquele que conta uma história narrada, ou seja, com o auxílio do som pela fala, além também de conter diversos efeitos sonoros que “ilustram” a narrativa.

Entretanto, há diversas opções de tipos de livros sonoros que podem ser encontradas, sendo o citado anteriormente o que é mais comum.

Neste tipo de livro sonoro, ele é totalmente narrado, tendo assim o auxílio do som da fala e também a presença de efeitos sonoros em alguns momentos, como no caso da emissão do som por um animal, por exemplo.

Porém, há também a opção de livros sonoros em que os efeitos de sons são apenas um auxílio extra, em determinados momentos chaves da história.

Isso significa que é preciso de um narrador (a mãe ou o pai) na história e ele mesmo irá acionar os sons nos momentos em que a narrativa pedir (como no som emitido por um leão, mais uma vez usando o exemplo de um animal).

De uma forma geral, os livros que não contam com a narração automática são muito indicados para os bebês e crianças mais novas.

Essa indicação visa permitir uma maior aproximação e ligação entre os pais e seus filhos na leitura das histórias, de modo que possa haver o desenvolvimento de emoções, sensações e afetividade entre os dois lados.

Já os livros com a narração totalmente automática e os efeitos sonoros auxiliares são mais indicados para aquelas crianças com idade mais avançada (mais “autônomas”).

Como a partir de uma certa fase da gestação os bebês já ouvem o ambiente externo, mesmo na barriga da mãe, o uso dos livros sonoros também pode ser importante.

À medida que ele vai desenvolvendo-se no útero materno, preparando-se para o nascimento, há um estímulo exterior para o desenvolvimento da audição e mesmo da imaginação.

Isso tudo mostra como os livros sonoros funcionam no desenvolvimento e na educação infantil mesmo antes do nascimento até as idades mais avançadas da infância, o que os tornam ferramentas importantíssimas nessa fase da vida.

Principais benefícios dos livros sonoros na educação infantil

De um modo geral, ao longo deste artigo, você pôde ver quais são os benefícios que os livros sonoros trazem para a educação infantil, e eles são muitos.

Entretanto, para melhor exemplificar essas benesses desse tipo de livro, aqui vai uma lista (mais organizada) desses principais benefícios:

  • Os livros sonoros são excelentes para incentivar a leitura nas crianças desde cedo, principalmente aqueles que possuem uma narrativa automática para as de idade mais avançada
  • Os livros sonoros auxiliam no desenvolvimento da ludicidade na infância
  • Os livros sonoros são importantes para auxiliar a desenvolver o raciocínio mental na infância, em qualquer idade ou fase
  • Os livros sonoros permitem uma maior associação de imagens (com palavras) e são muito importantes no estímulo à imaginação infantil
  • Os livros sonoros estão diretamente relacionados com o desenvolvimento cognitivo na infância
  • Os livros sonoros permitem que haja uma maior associação dos bebês e das crianças aos sons e aos objetos
  • Os livros sonoros estão relacionados ao estímulo da linguagem, seja ele com narrativa automática ou lidos pelos pais
  • Os livros sonoros permitem que as crianças, ao longo do desenvolvimento infantil, vão aumentando o seu vocabulário e seu conhecimento linguístico

Viu o tanto de benefícios que a utilização de livros com sons pode oferecer no desenvolvimento infantil e na educação na infância?

É realmente impressionante!

Livros sonoros: quais os melhores?

Por meio deste link (https://www.culturaludica.com.br/livros-ludicos/sonoro), você pode ter acesso a diversos livros sonoros lúdicos para crianças, de todas as idades.

Esses livros são todos relacionados com as fazendas e também com os animais, e por que?

Bom, os livros com essas temáticas auxiliam bastante no desenvolvimento da associação dos sons com os animais, algo essencial na educação infantil, pois são mais chamativos e atrativos para as crianças.

Podem ser encontrados livros com sons de:

  • Macaco
  • Leão
  • Onça
  • Porco
  • Pintinho
  • Elefante
  • Vaquinha
  • Ovelha
  • Urso
  • Cachorrinho
  • Cavalo

Além disso, os outros sons das fazendas também tornam os livros com uma complexa sonoridade que é imprescindível no desenvolvimento na infância.

Os livros sonoros encontrados neste link, além de tudo isso, ainda são cartonados, ou seja, eles possuem uma alta durabilidade em comparação a outros tipos.

Conclusão

Como você viu, os livros sonoros são extremamente importantes no desenvolvimento infantil e na educação das crianças, desde a fase de bebê até o fim da infância.

Neste texto, você pôde ver muitas informações importantes que embasam a importância dos livros com sons na educação infantil, não deixando dúvidas de como eles são ferramentas cruciais neste processo.

Você pôde ver, detalhadamente, como os sons e a leitura auxiliam a desenvolver diversas capacidades e habilidades em uma criança, em qualquer idade, desde a associação de imagens até o raciocínio lógico.

Após, foi possível verificar o real funcionamento dos livros sonoros na educação infantil e os principais benefícios proporcionados por eles.

Neste link (https://www.culturaludica.com.br/livros-ludicos/sonoro), comentado anteriormente, você pode encontrar diferentes opções de livros sonoros para seu filho.

Gostou do artigo de hoje sobre como funcionam os livros sonoros na educação infantil?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: