O que não cabe no meu mundo: Os 10 valores que as crianças precisam aprender

Na educação infantil, a participação efetiva dos pais, desde os primeiros anos da criança, é essencial para proporcionar a ela o maior e melhor apoio possível.

Não é função apenas da escola a educação dos filhos, e muitos pais esquecem disso, colocando-se de fora desse processo tão importante em que eles possuem um papel crucial.

Assim, os pais precisam estar sempre próximos aos filhos, como no momento de incentivar a leitura ou o desenvolvimento de algumas habilidades quando se está dentro da primeira infância, por exemplo.

Com toda a certeza, um dos aspectos mais importantes que os pais precisam ensinar para os seus filhos aprenderem é sobre os valores, e mais ainda, os valores certos.

É embasado nesse pensamento que este artigo irá ser trabalhado, pois ele visa mostrar alguns valores importantes que os pais precisam expor aos seus filhos, transformando-os em bons seres humanos para a sociedade.

A base deste texto será a coleção de livros “O que não cabe no meu mundo”, que é dividida em 10 volumes, cada uma contendo uma história que ensina um valor diferente para a criança.

O intuito, ao final deste artigo, é que você como pai ou mãe tenha em mente a importância da utilização desses livros no ensino do seu filho em casa.

Com toda a certeza, seu filho irá agradecer muito a esses ensinamentos repassados por você futuramente.

Quer saber mais sobre a coleção “O que não cabe no meu mundo” e o que ela ensina?

Então acompanhe este artigo até o final!

Os valores que as crianças precisam aprender: “O que não cabe no meu mundo”

O que é a coleção “O que não cabe no meu mundo”?

A coleção “O que não cabe no meu mundo” é uma coletânea, escrita por Fábio Gonçalves Ferreira, que possui 10 livros, cada um contendo 16 páginas e muitas histórias que ensinam diferentes valores às crianças.

Eles são direcionados para aquelas crianças que estão entre os 3 e os 7 anos de idade, que estão em fase de educação escolar e começam a ter as primeiras interações sociais.

Esta coletânea de livros foi escrita com o intuito de repassar o aprendizado de valores muito importantes para essas crianças, mostrando também como é essencial aprender que maus comportamentos devem ser evitados.

Assim, o intuito final é ensinar as crianças a serem pessoas mais gentis, boas e empáticas com bons comportamentos dentro da sociedade.

Acompanhe agora cada um desses livros da coleção “O que não cabe no meu mundo” e o que eles trazem em seu conteúdo!

O que não cabe no meu mundo – Bagunça

Este livro tem o intuito de ensinar às crianças o valor da organização, algo que precisa ser muito trabalhado, principalmente, com aquelas que possuem tendência a serem bagunceiras.

O ensino aos filhos do valor da organização não vale apenas para o ambiente em que ele está inserido (o quarto em que dorme ou a casa em geral), mas também para torna-lo menos bagunçados dentro de outros locais.

Ensinando-o a ser organizado, ele também irá conseguir cumprir melhor seus compromissos, atingir suas metas e ascender na sua vida pessoal e profissional.

Com isso, dá para perceber a importância que o volume “Bagunça”, da coleção “O que não cabe no meu mundo”, tem no aprendizado infantil.

O que não cabe no meu mundo – Crueldade

Esse livro da coletânea é extremamente importante para ensinar ao seu filho sobre o respeito ao próximo, evitando que ele venha a arranjar confusões e até mesmo a praticar “bullying” futuramente com algum colega.

É preciso estar atento aos atos do seu filho, observando e ouvindo pessoas próximas sobre possíveis comportamentos de agressividade, como empurrões e brigas.

Tendo por perto um adulto sensível, no caso você, essa agressividade ou crueldade não vai durar para sempre e pode ser facilmente resolvida por meio do aprendizado sobre o que é ou não certo de se fazer.

O livro “Crueldade” ajuda justamente você a mostrar isso a criança, para que ela possa perceber esse comportamento errado e possa modifica-lo, ainda bem nova, com o seu auxílio.

O que não cabe no meu mundo – Egoísmo

O livro “Egoísmo”, da coletânea “O que não cabe no meu mundo”, é extremamente importante para você ensinar ao seu filho sobre o egocentrismo.

É importante deixar claro para ele que o egoísmo não leva a lugar nenhum, que é um comportamento negativo que precisa ser corrigido.

Esse livro é essencial para aquelas crianças que acreditam que o mundo gira “em torno do umbigo delas”, ensinando-as os valores do compartilhamento e da empatia com o próximo, muito importantes na formação do caráter.

O que não cabe no meu mundo – Gula

O 4º livro da coleção que será tratado é o que fala sobre a “Gula”, algo muito comum em crianças menores, principalmente quando os pais não impõem limites.

Elas acabam comendo até que a comida realmente tenha acabado, mesmo que estejam cheias e normalmente isso é acompanhado de um comportamento alimentar baseado em comidas não saudáveis.

Quando os pais não interferem nessa questão, continuando a oferecer produtos como biscoitos, salgadinhos de pacotes, doces e sorvetes, a tendência é que a criança coma cada vez mais.

Ao não tratar a gula e ensiná-la sobre a importância de comer nas horas certas, nas quantidades certas e de forma saudável, você pode estar colocando seu filho em um caminho de muitos problemas de saúde no futuro.

Este livro da coletânea “O que não cabe no meu mundo”, portanto, é crucial para trabalhar a questão da alimentação com as crianças por meios lúdicos e educativos.

O que não cabe no meu mundo – Impaciência

A impaciência é uma característica muito comum das crianças, o que pode torna-las birrentas quando precisam esperar muito por algo, por exemplo.

Assim, é essencial que você, como pai ou mãe, ensine o valor da paciência para seu filho, o que será algo precioso para ele durante toda a vida, principalmente na fase adulta.

Uma criança impaciente pode desenvolver também, com o tempo, problemas como ansiedade e alto estresse, que trazem dificuldades muito grandes na vida de qualquer pessoa.

Essa urgência contínua para conseguir as coisas pode atrapalhar, inclusive, todo o processo do desenvolvimento infantil e do aprendizado na educação escolar.

O livro “Impaciência”, da coleção “O que não cabe no meu mundo”, portanto, é uma excelente forma de ensinar a virtude da paciência e ensinar tudo o que o seu filho precisa para ser uma pessoa mais tranquila.

O que não cabe no meu mundo – Inveja

A inveja, dizem alguns, faz parte da natureza humana, mas a verdade não é bem essa e tudo é uma questão de educação.

As crianças podem ser, em especial quando não são refreadas pelos pais, bastante invejosas por quererem sempre o melhor para elas.

Isso pode ser observado quando um filho seu prefere sempre o brinquedo do amigo, ou quando faz birra porque o irmão ganhou um presente que ele considera melhor.

Portanto, o livro “Inveja”, da coleção “O que não cabe no meu mundo”, é muito pertinente para ensinar para o seu filho como esse comportamento da inveja é negativo e não deve ser reproduzido.

Dentro desse ensinamento pode-se, inclusive, ser ensinado a sempre ficar feliz pelo que o outro tem, pelo que o outro conseguiu, algo que a maioria das pessoas parece não conseguir fazer, atualmente.

O que não cabe no meu mundo – Mentira

Uma das primeiras coisas que uma criança aprende sobre a mentira é que “a mentira tem perna curta”.

Mas será que isso é realmente efetivo em ensiná-la a não mentir?

A maioria das crianças acaba por mentir inconscientemente, na maioria das vezes visando beneficiar-se de alguma forma (comer a sobremesa duas vezes, por exemplo) ou para evitar um castigo (acusa o irmão no seu lugar).

Entretanto, quando esse mau comportamento não é “cortado” desde o início, ele vai tornando-se cada vez pior e a criança pode tornar-se um adolescente, um adulto e um idoso mentiroso.

O valor da verdade e da honestidade, portanto, precisam ser muito bem trabalhados com a criança desde pequena, e o livro “Mentira”, da coleção “O que não cabe no meu mundo”, parece ser ideal para isso.

Utilizando-se de uma narrativa em que há um monstro da mentira, ilustrando aquela ação e aquele mau comportamento, essa torna-se uma excelente forma de aprendizado para os pequenos.

O que não cabe no meu mundo – Preconceito

Cada vez mais o mundo está se juntando para dar um “basta” ao preconceito e é necessário que você ensine ao seu filho, desde pequeno, que esse é um mau comportamento que jamais deve ser reproduzido.

O preconceito precisa ser trabalhado dentro de casa, com certa urgência, percebendo os sentimentos da criança e como superá-los.

Ninguém nasce preconceituoso, então se você ensina seu filho a ver as pessoas todas sob a mesma ótica, sem nenhuma diferenciação por etnia, gênero, orientação sexual ou questão social, ele vai ser um ser humano maravilhoso.

O livro “Preconceito” trata essa questão justamente como um “terrível monstro” que precisa ser combatido, tendo sido um chute certeiro da coletânea “O que não cabe no meu mundo”.

O que não cabe no meu mundo – Preguiça

A preguiça é outro mau comportamento que possui um livro só seu dentro da coleção “O que não cabe no meu mundo”, sendo muito comum em crianças.

O mais comum é que elas apresentem preguiça no momento de fazer tarefas domésticas ou de estudar (fazer leituras e atividades), o que pode prejudicar o aprendizado.

Por meio deste livro, você pode trabalhar com seu livro e ensiná-lo como esse mau comportamento está afetando e pode afetá-lo ainda mais no futuro, mostrando como a disposição é importante.

Crianças que passam muito tempo dormindo ou deitadas, sem nunca exercitar-se, também podem apresentar prejuízos quanto ao desenvolvimento corporal, então é importante realmente trabalhar esse fator negativo com seu filho.

O que não cabe no meu mundo – Teimosia

Uma criança que tende a ser muito “mimada” pelos pais ou que tem deles uma permissividade exagerada tendem a ser mais teimosas, isso é um fato, pois querem tudo sempre do jeito delas.

Entretanto, essa pode ser uma característica que já nasce com aquela pessoa e os pais precisam agir, seja qual for o contexto, para reverter esse mau comportamento.

A teimosia pode ser benéfica em alguns sentidos, como no caso de uma pessoa persistente e que busca sempre o que deseja.

Porém, ela aqui é tratada como uma questão prejudicial ao comportamento, que acaba por deixar aquela pessoa muito fechada em seu mundo e evitando ouvir opiniões contrárias que podem, inclusive, ajudá-la.

Assim, esse livro da coleção “O que não cabe no meu mundo” trata especificamente da teimosia, de modo que você possa ensinar sobre a importância da flexibilidade e do desapego.

Essas duas características irão ajudar bastante o seu filho no futuro, tornando-o uma pessoa mais aberta e mais flexível para diferentes situações da vida.

Com o livro “Teimosia”, encerram-se os 10 volumes da coletânea “O que não cabe no meu mundo”, que você pode conhecer bem dentro deste artigo.

Conclusão

Como você viu, é de extrema importância que os pais façam parte, bem de perto, da educação dos seus filhos, ensinando-os valores importantes e evitando que eles desenvolvam comportamentos indesejados.

Por essa questão, esse artigo tratou de uma coletânea chamada de “O que não cabe no meu mundo”, em que são ensinados vários valores dentro das histórias e maus comportamentos que as crianças não devem reproduzir.

É extremamente importante que você, como pai ou como mãe, faça a leitura e o estudo desses temas todos com os seus filhos, de modo a ajudá-los a serem cidadãos melhores desde crianças, algo importante para própria sociedade.

Gostou do artigo de hoje sobre os valores que as crianças precisam aprender com a coleção “O que não cabe no meu mundo”?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: